quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

PENSAMENTO : SABER OUVIR É UMA ARTE

      O problema da humanidade é que todos falam e muito poucos sabem escutar. E a gente tem uma boca e dois ouvidos. Isso vem demonstrar que temos que escutar mais do que falar.
      A toda hora se houve pessoas dizerem: "ninguém me entende". É muito fácil dizer que ninguém me entende. Mas em primeiro lugar precisa ver se eu entendi, se eu escutei.
      É muito chato estar num grupo de pessoas em que todos querem falar e todos querem colocar seu ponto de vista ao mesmo tempo. Então é um com licença daqui, um eu quero a palavra dali, e não sai nenhuma conclusão.
      Todo mundo quer dar idéia, antes de escutar o que o outro disse. Pode e deve dar sua colaboração, mas depois de ter ouvido o ponto de vista do outro. Quando um outro está falando, em vez de escutar ja estamos preparando nossa idéia, preparando aquilo que vamos dizer. Desta maneira ninguém se entende e não se chega nunca a um ponto comum.
      Um exemplo de que poucos escutam, é a hora de almoçar ou jantar. Toda familia cai na conversa e cada um sai contando o que sucedeu no trabalho ou na aula, e sai uma mistura de palavras e sopa, de gritos e arroz.
      Saber ouvir é uma arte. Quer dizer, um treinamento. Não é fácil temos que nos convercer que a pessoa que está falando tem uma coisa importante a nos dizer, saber ouvir é ter uma atitude de respeito e de humildade para com aquele que esta falando. `É duro para um professor estar falando e os alunos rasbiscando em papéis, olhando pela janela etc...  Cada um se coloque nesse lugar do professor e irá sentir como isso é chato.
      Ouvir é uma arte, porque temos que nos convercer que a outra  pessoa  também tem algo para se comunicar, algo para nos dizer e para nos ensinar. Pessoa sábia é aquela que sabe aprender das coisas mais simples, aquela que sabe ouvir as pessoas, porque está convencida que toda pessoa tem alguma coisa para ensinar.
      Neste mundo cheio de barulho de rádios altos, de televisores berrando, de músicas violentas, de gente que quer falar e se comunicar, eu e voçê vamos cooperar numa coisa: vamos falar menos ou antes de falar vamos escutar, é uma maneira concreta de amar o próximo. Não precisamos fazer grandes coisas experimente escutar e voçê vai se tornar um sábio.

CONDUTA DOUTRINÁRIA

      Saiba, filho, que quando somos acessiveis a todos emitimos raios de luz e amor. Filho, o teu progresso esta no teu coração, agora o tempo está curto: veja a inquietação que está crescendo em todo o universo. Filho, antes de semear temos que provar que somos humildes, mesmo sendo abnegados como somos.
      Aprenda a discenir sempre entre o bem e o mal.
      Quando o homem retorna aos planos espirituais é interrogado para prestar suas contas do tempo passado na terra e as suas possibilidades.             TIA NEIVA